quinta-feira, 10 de abril de 2014

Corpo Ministerial Bíblico

CORPO MINISTERIAL BÍBLICO.


INTRODUÇÃO.
01 - O Corpo ministerial é composto biblicamente de dois ofícios: a) Os que atendiam os interesses Espirituais da Igreja. (Pastor, Ministro, Ancião, Epíscopo, Presbítero ou Bispo); b) Os que atendiam os interesses Materiais da Igreja. (Diácono).
02 - Como cada igreja tem a sua forma de Doutrina, vemos em muitas denominações, várias nomenclaturas de cargos ministeriais em forma de carreira eclesiástica, começando com o: Auxiliar de Trabalho, Trabalhador, Diácono, Presbítero, Evangelista e Pastor.

I – A VISÃO DO NOVO TESTAMENTO.
03 - No Novo Testamento, os vocábulos para designar oficiais eclesiásticos poderiam variar, mas eram empregados para designar o mesmo ofício.
04 - Os homens que ocupavam esses ofícios: a) Não eram designados para exercer autoridade absoluta; b) Eram os responsáveis pelo rebanho espiritual; c) Agiam como oficiais presidentes e guias de uma república eclesiástica; d) Conduziam todas as coisas com a cooperação da comunidade, como Ministros seus, e não como seus senhores; e) Cuidavam e alimentavam o rebanho, tal como os pastores de ovelhas faziam com seus rebanhos (At. 20:18, 28, 1ª Tm. 3:1, Tt. 1:5-7).

II – QUEM ATENDIA AS NECESSIDADES ESPIRITUAIS DA IGREJA.
05 - Ancião - Também chamado de Bispo ou Presbítero; Título empregado pelos convertidos gregos ou gentios, por ser termo mais familiar e expressivo para eles;
06 - Bispo - Também chamado Presbítero ou Ancião;
07 - Presbítero - Também chamado de Ancião ou Bispo; Os Presbíteros eram usualmente homens idosos e veneráveis; Título empregado pelos judeus cristãos como nome conhecido nas sinagogas.
08 - Pastor - Título empregado na Bíblia somente em referencia a Cristo, designando a natureza de seu trabalho.

III – QUEM ATENDIA AS NECESSIDADES MATERIAIS DA IGREJA.
09 - Diáconos - a) A palavra diácono significa ministro ou servo. Algumas vezes é aplicada aos apóstolos, e até ao próprio Cristo, no sentido geral de um que não veio para ser servido, mas para servir; b) Eram escolhidos para atender aos interesses temporais da Igreja (At. 6); c) Apesar de ser um oficial eclesiástico, seu ofício não constitui uma ordem ministerial, pois suas funções pertencem aos interesses temporais, e não ao serviço espiritual;

CONCLUSÃO
01 - As nomenclaturas de cargos que existem na igreja atual inclusive os femininos não estão de acordo com a Bíblia, são invenções de homens em sua maioria com sede de poder.
02 - Não se esqueça: Doutrina Bíblica se aceita sem questionar; Doutrina Eclesiástica questiona-se antes de aceitar.