segunda-feira, 7 de maio de 2007

A Bíblia e a Barba



INTRODUÇÃO.

Atualmente se tem discutido muito sobre o uso da barba no rosto do homem Cristão, como sendo pecado ou algo contrário à vontade de Deus.

Tive o privilégio de ouvir um professor da classe da Escola Dominical falar a seguinte "pérola": "Deus criou o homem perfeito; veio o Diabo e colocou a barba no homem"!?

Por isso de mente aberta, sem preconceito e com a Bíblia nas mãos vamos a um rápido estudo para esclarecer o que a Bíblia diz sobre tal assunto.

A Bíblia Evangélica usada neste estudo é a Bíblia Sagrada Versão Revista com os Melhores Textos de Grego e Hebraico.

A HUMANIDADE E A BARBA.

Nos tempos Bíblicos o simbolismo natural da barba era: Força e potência masculina;
Soberania do homem livre e maduro, pois aos jovens e aos escravos era proibido o uso da barba; Um atributo (sinal distintivo) conferido a Reis e Profetas; Sinal de não estar emasculado (eunuco) ou privado de força física.

Os Pagãos nos tempos bíblicos raspavam a barba e aparavam as pontas do cabelo. Por esta razão Deus proibiu os israelitas e os sacerdotes de rasparem a barba e os cantos do cabelo. (Lv. 19:2; 20:33; 21:15).

Os Egípcios raspavam a cabeça e tiravam à barba. E em sinal de tristeza as deixavam crescer.

Os Judeus em caso de tristeza arrancavam à barba e os cabelos. (Ed. 9:3, Is. 15:2, Jr. 12:5).

A BÍBLIA E A BARBA.

A barba teve sua origem em Deus. Assim como cada membro do corpo tem seu lugar certo no corpo por uma razão definida por Deus, a barba no está corpo do homem por um propósito definido por Deus. (Gn. 1:26, 31; 2:7, I Co. 12:18).

A Seguir alguns exemplos registrados na Bíblia de homens de Deus que usavam barba.

Adão - Foi criado com barba, pois ele foi coroa a glória da criação e Deus não haveria de cometer um erro com ele. Ou cometeu Deus um erro ao criar Adão com barba? (Rm 9:20).

José - Usava barba e barbeou-se, pois: Era escravo de faraó e sendo escravo não podia ter barba; A barba crescida era sinal de tristeza para os egípcios, e José estava no Egito.

Arão – Profeta e irmão de Moisés usavam barba. (Sl. 133:2).

Os Sacerdotes e Israelitas – foram proibidos por de rasparem os cantos do cabelo e a barba. (Lv. 16:27; 20:35; 21:5).

Davi – Rei de Israel era um homem segundo o coração de Deus, e usava barba. (I Sm. 21:13).

Esdras – Sacerdote, escriba e escritor do Livro Canônico de Esdras usavam barba. (Ed. 9:3).

Ezequiel – Profeta teve a sua barba usada por Deus como sinal. (Ez. 5:1-4).

Cristo - O Servo sofredor, nosso exemplo em cujo caminho devemos andar perfeito e semelhante aos homens em tudo, usava barba quando estava como homem na terra. (Is. 50:6, Hb. 2:17; 10:25).

Os Grandes Reformadores – Na história da Igreja Cristã atual os reformadores foram homens que temos uma dificuldade de encontrar em nossos dias. Homens que tinham hora par começar a orar, mas não tinham hora para terminar de orar. O que “menos” orava por dia, não começava o dia sem pelo menos duas horas de oração diária.

Durante muitos anos Deus se utilizou desses homens para fazer a reforma protestante. Mas tinham algo em comum: usavam barba.

A 3ª edição do Livro Heróis da Fé, publicado pela CPAD, mostra algumas fotos e desenhos do rosto de alguns desses homens como:

Carlos Finney (1792 – 1875); Jorge Muller (1805 – 1898); João Paton (1824 – 1907); Hudson Taylor (1832 – 1905); Carlos Spurgeon (1834 – 1892); Dwight Lymam Moody (1837 – 1899); Jonatas Goforth (1859 – 1936).

Se usar barba fosse pecado, Deus num período aproximado de 150 anos usaria os grandes reformadores citados acima? Lógico que não!


CONCLUSÃO.

O homem foi criado por Deus com barba, senão não seria perfeito e nem a coroa e glória da criação.

O barbear-se não é Doutrina Bíblica. É invenção do homem.

Se voltasse o hábito de usar barba como no passado, os cristãos com certeza procurariam razões bíblicas para fazerem da mesma forma.

Doutrina Bíblica sobre um determinado assunto, é formada por princípios, que estão contidos na Lei, nos Evangelhos, e nas Cartas do Testamento Cristão;

Doutrinas Bíblicas são aceitas sem questionar; Costume humano ou doutrinas de homens (também chamada por Cristo de tradição Mt. 15:1-9) questiona-se antes de aceitar;

Ficamos com o princípio Bíblico ou com o Costume humano?